quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Tempo

    São Paulo, 16 de Agosto de 2018.

    O tempo é implacável. Estudos sugerem que a nossa percepção de tempo sofre alterações ao longo da vida, hoje sou obrigado a concordar. Meu 2018 está mais rápido que 2017? Não sei. mas definitivamente foi mais rápido que 2000. E é neste ano que quero chegar, pois, em meados de 2000 tive a chance de conhecer uma pessoa que mudaria a percepção de "tempo" em minha vida.
    " - Professora, o... já pode ir para a 3ªD? " Perguntou esta pessoa, que sentaria ao meu lado, todos os dias, até o fim de 2001.
    E não nos vimos mais... E o tempo passou.... Até que resolvi estudar inglês, talvez fosse útil no futuro. Primeiro dia de aula e vejo um rosto, não muito estranho, chegando atrasado logo no primeiro dia (normal), e esta pessoa se sentaria ao meu lado novamente, 6 anos depois. " - Será? ".
    E era. 2007 marcou nosso reencontro, e era como se ainda fôssemos colegas de escola, como aos 10 anos, mas agora tínhamos problemas, afinal, já éramos quase adultos, pelo menos em nossas cabeças. E nossa amizade se manteve como se nunca tivesse havido um vácuo. E foi desta amizade que surgiu a ideia de criarmos um blog, experiência que foi rápida, porém muito engraçada. E nesse papo diário, em época dos finados MSN e Orkut, colocávamos 6 anos de vácuo em dia, eram muitas histórias. E muitos planos. E muitas dúvidas. Como estaremos daqui 5 anos? e 10 anos?
   Prometemos nunca perder contato, e de fato por muito tempo nunca perdemos, mas a vida adulta enfim chegou. Faculdade, trabalho, distância, tempo...
    Me recordo de uma (de várias) narrativas que imaginamos para um reencontro com nossas versões do futuro, 5 anos mais velhos, uma delas seria em um café. E de fato ocorreu, embora no dia não tenhamos nos recordado destas histórias, sendo esta a penúltima vez que nos vimos. A última foi há 4 anos. E foi aí que me dei conta de como o tempo passa rápido, estávamos conversando cada vez menos, com maiores intervalos, mas como se fosse ontem. Passou tão rápido que seu aniversário passou em branco, pela primeira vez sem uma mensagem.
   E como seria o reencontro 10 anos depois? Com nossos sonhos realizados, carreira encaminhada e família construída? Talvez não ocorra, mas caso aconteça 15 anos depois, será como se fosse ontem.
   Mas o tempo...esse é implacável.